O jovem espanhol Lamine Yamal, considerado o jogador mais promissor do mundo, já está passando por algo corriqueiro entre os prospectos do esporte mundial, que sempre sofrem comparações com lendas, seja pelo estilo de jogo ou pelo clube onde jogam.
Yamal utiliza a lendária camisa 10 do Barcelona, que passou por diversos craques, mas foi eternizada por Lionel Messi, que se tornou o maior jogador da história do clube e um dos maiores da história do futebol. Quando perguntado sobre estas comparações em relação ao argentino, sobre ser o “Novo Messi”, o garoto foi bem direto quando disse que não pensa em ser igual ao ídolo, e sim construir o seu próprio caminho e legado, mostrando sua admiração por Messi, é claro.
Em entrevista à CBS News, Lamine exaltou o seu respeito por Messi, tanto como ídolo do Barcelona quanto como o que representa para o futebol. Porém, deixou bem claro que as comparações não devem acontecer, nem por conta de estilo de jogo ou por número de camisa utilizado.
“Eu o respeito pelo que ele foi e pelo que ele representa para o futebol. Se algum dia nos encontrarmos em um campo de futebol, haverá esse respeito mútuo. Para mim, ele é o melhor da história. Nós dois sabemos que eu não quero ser o Messi, e o Messi sabe que eu não quero ser ele. Quero seguir meu próprio caminho. Não tenho a menor intenção de jogar como ele, ou de usar a camisa número 10 que o Messi usava, ou algo do tipo.” – disse Yamal. (Aspas retiradas do GE)
Já sobre o seu estilo de jogo, Yamal definiu como “diversão”, que procura entreter junto a ser eficiente, como têm conseguido cada vez mais, sendo eleito o segundo melhor jogador do mundo na última temporada. Ele também destacou que sua pretensão não é quebrar milhares de recordes e chegar ao maior número de gols possível, e sim ajudar a equipe da melhor maneira.
“Diversão, essa é a palavra. No fim das contas, eu jogo para que as pessoas se divirtam. Sou um atleta que entretém, e meu objetivo não é quebrar todos os recordes mundiais, marcar um milhão de gols ou dar um milhão de dribles. Quero me divertir e que as crianças queiram ser como eu. Obviamente, se eu marcar muitos gols, melhor ainda, mas acredito que o futebol é mais do que isso.” – disse o jovem. (Aspas retiradas do GE)
O grande momento da carreira de Yamal, até o momento, será a Copa do Mundo de 2026, quando terá 19 anos recém-completados. O garoto já conquistou a Eurocopa pela Espanha e agora pretende repetir o feito no Mundial, contando suas expectativas para o torneio, que acontece em junho do próximo ano.
“Tenho grandes expectativas. Faz muito tempo que a Espanha não é uma candidata séria ao título da Copa do Mundo. Vejo o país empolgado, eu mesma estou muito empolgada, e acho que não poderia ter vindo em melhor hora para esta Copa. Me sinto importante, me sinto bem e estou ansiosa. Vou aproveitar muito. Vamos ganhar.” – contou Lamine Yamal. (Aspas retiradas do GE)




