Reprodução / Instagram @atletico
Cuca não é mais o treinador do Atlético-MG. A demissão foi comunicada ao técnico na manhã desta sexta-feira, na Cidade do Galo, embora a decisão da diretoria tenha sido tomada já na quinta-feira, um dia após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, na Arena MRV, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O treinador tinha contrato com o clube até o fim de 2026. Na manhã desta sexta, Cuca esteve no CT e se despediu do elenco. Mesmo com o braço imobilizado, após uma cirurgia, ele conversou com jogadores e comissão técnica, acompanhado pelo departamento de futebol.
Na quinta-feira, Cuca passou por uma cirurgia no ombro direito em um hospital de Belo Horizonte. Recebeu alta médica nesta sexta e seguiu diretamente para a Cidade do Galo, onde se reuniu com a diretoria e foi informado sobre a decisão de encerrar seu trabalho no clube. Em mensagem divulgada pelo Atlético, o treinador afirmou compreender a decisão e agradeceu aos torcedores, jogadores e funcionários pelo apoio durante sua passagem.
“Entendo a demissão. Acho que ela se justifica pelos últimos resultados no Campeonato Brasileiro. Infelizmente, perdemos jogadores importantes, que nos fizeram muita falta. Agradeço a todos os jogadores pela luta, entrega e parceria que tiveram comigo, sem restrições! Agradeço à comissão técnica e a todo o staff. À diretoria, meu muito obrigado pela confiança. Aos torcedores, categoria em que me incluo, fica uma sensação ruim. Queria ser campeão novamente com eles. Tinha muita expectativa na Copa Sul-Americana. Minha alegria era fazê-los felizes. Nada apaga tudo o que fizemos juntos. O Galo sempre estará no meu coração e da minha família”, declarou Cuca.
O treinador foi anunciado pelo Atlético no final de dezembro do ano passado, aos 61 anos, em sua quarta passagem pelo clube. Ele se tornou o treinador mais vitorioso da história do Atlético, com sete títulos oficiais. Nesta última passagem, dirigiu a equipe em 45 partidas oficiais, com 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. Além disso, esteve à frente do time em dois jogos do Torneio da Flórida, empatando ambos, contra Cruzeiro e Orlando City, por 0 a 0. Ele também conquistou o Campeonato Mineiro de 2025.
No total, Cuca comandou o Atlético em 292 partidas, tornando-se o quarto técnico com mais jogos no clube, atrás apenas de Telê Santana (424 jogos), Procópio Cardoso (328) e Levir Culpi (320). Entre as passagens pelo Galo, ele igualou-se a Said e Ricardo Díez com quatro períodos à frente do time, enquanto Procópio e Mussula lideram com seis passagens, e Levi teve cinco. Ao longo de sua história no Atlético, Cuca conquistou títulos importantes, como a Libertadores de 2013, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2021, além de quatro Campeonatos Mineiros (2012, 2013, 2021 e 2025).