Reprodução/Globo
O programa Chef de Alto Nível é a nova aposta da Rede Globo e uma adaptação do reality “Next Level Chef“, da FOX. A atração estreou há apenas 1 mês, mais especificamente no dia 15 de julho de 2025, e é apresentado por Ana Maria Braga, além da participação dos chefs como jurados – Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto.
O reality Chef de Alto Nível é composto por 24 participantes, profissionais ou amadores, e divididos em três categorias (daí o nome Chef de Alto Nível). O primeiro nível conta com utensílios de ponta e recursos mais diversificados para o preparo dos pratos.
No segundo nível, os participantes utilizam equipamentos de nível médio e uma menor quantidade de alimentos para elaborar suas refeições, e, o último nível (considerado o mais precário), possui recursos limitados. Conforme as equipes vencem as provas, conquistam novos níveis e avançam na competição.
O programa vai ao ar às terças e quintas depois da novela Vale Tudo. Segundo a Revista Paladar, pertencente ao Estadão, Nas sextas-feiras, o GNT exibe um spin-off com os três jurados, que competem entre si.
A apresentação de Ana Maria Braga não passou despercebida, visto que é uma cozinheira experiente e prestigiada no ramo. A revista ainda publicou falas do chefs sobre expectativas para a temporada:
“Você naturalmente classifica os cozinheiros em uma escala de valor, afinal, são três categorias diferentes, e acredita que os melhores resultados virão do topo, mas o programa foi mostrando que não é bem assim. Quando você tem muito equipamento, diversidade e muitas escolhas, a confusão é maior e, por vezes, quem estava no porão entregava as delícias. Você tem surpresa, improviso e emoção o tempo inteiro.” – Fala de Atala.
O chef Jefferson Rueda declarou: ” A gente fala de gastronomia, regionalismo, pessoas, gêneros e tudo aquilo que você acha que vai dar certo, você pode ter certeza que vai dar errado. O espectador vai ficar focado na televisão o tempo todo esperando o que vai acontecer. É muita emoção”.
Vanzetto complementa: É um entretenimento muito forte, são muitos personagens, histórias, sonhos e com esse toque de competição. Você acaba se envolvendo, torcendo pra um, é muito sobre pessoas.”
E a chefe Ana finaliza: “não é só fazer comida, são pessoas correndo para chegar na plataforma, caindo e erguendo-se, com um desafio pela frente. Eu acho que depois que verem o primeiro o primeiro episódio, estarão indelevelmente apaixonados para assistir os próximos, vai ser impossível largar. É que nem novela boa, que faz sucesso no boca a boca. É uma diversão e tanto misturada com uma série de coisas que envolve, principalmente, o ser humano”.
Na última quinta-feira, (21), aconteceu a primeira final do programa, com a revelação do chefe campeão – Luiz Lira.
Como foi a prova final de Chef de Alto Nível?
A disputa aconteceu entre Luiz Lira, Arika Messa e Allan Mamede. Geralmente, as finais dos realitys shows são transmitidas ao vivo, e com o programa não foi diferente. O desafio consistia em preparar um menu completo com entrada, um prato com peixe e outro com carne. Na primeira fase, todos se saíram bem, mas Lira estava na frente.
Todos os competidores de Chef de Alto Nível foram elogiados pelos pratos de carne. No entanto, quem se destacou mesmo foi Lira. O vencedor recebe uma quantia em dinheiro no valor de R$500 mil e uma mentoria com os três chefs;

Para mais conteúdos sobre o reality e entretenimento, acesse o 7D
