Reprodução/Instagram @lexa
Quem é Lexa? O nome verdadeiro da cantora é Léo Cristina Araújo da Silva, e ela nasceu no Rio de Janeiro em 22 de fevereiro de 1995. A cantora começou a carreira se apresentando nos bailes do RJ e logo foi descoberta pelos produtores. O nome artístico, na verdade, surgiu por conta do pai.
Léo era muito fã de Xuxa, e por isso, o pai da cantora lhe deu o apelido carinhoso. Ainda criança, fez aulas de piano, violão e canto. Escreveu sua primeira música aos 9 anos de idade. Um fato que muitos não sabem, é que Lexa trabalhou em uma construtora e passou no vestibular de dois cursos, mas sua paixão sempre foi a música.
A cantora está inserida no funk e pop nacionais. Em 2014 lança o primeiro single – “Posso ser.” E no ano seguinte, lança o primeiro EP. Um ano depois, lança seu primeiro álbum oficial. Lexa já ganhou os seguintes prêmios:
- Meus Prêmios Nick – Revelação Musical – Indicada
- Prêmio Jovem Brasileiro – Cantora Revelação – Vencedora
- Brazilian Choice Awards – Revelação Musical – Vencedora
- Brazilian Choice Awards – Melhor Clipe – Posso Ser – Indicada
- Geração Z Awards – Música Nacional – Posso Ser – Indicada
- Geração Z Awards – Clipe Nacional – Posso Ser – Indicada
- Geração Z Awards – Revelação Nacional – Indicada
- Geração Z Awards – Cantora Nacional – Indicada
- MIXME Awards – Cantora do ano – Indicada
- MIXME Awards – Revelação do Ano – Vencedora
- Radio Music Awards Brasil – Revelação – Vencedora
- Radio Music Awards Brasil – Melhor Música Emocional – Pior Que Sinto Falta – Indicada
- Radio Music Awards Brasil – Melhor Coreografia – Para de Marra – Indicada
Foi casada com o cantor Mc Guimê, de 2015 a 2023. Lexa ficou um tempo afastada da música após ter perdido sua filha, Sofia. A bebê nasceu em 02 de fevereiro, mas faleceu no dia 05 por complicações de saúde. Biografia retirada do portal TV Foco.
A cantora teve uma gestação de alto risco por conta da pré-eclâmpsia precoce, ou seja, Lexa desenvolveu pressão alta e sofreu com um excesso de proteína na urina.
A artista lançou o single ‘É Arte’, e na tarde de ontem, ensinou a coreografia para vinte bailarinos do grupo #estudeofunk – programa voltado para a profissionalização de novos artistas que já formou 150 profissionais.
A instituição também conta com aulas e espaços para gravações de videoclipes. Lexa confessou que trabalhar é como uma cura para ela, e que está animada com o novo projeto. Ela disse ao Gshow: “Dei uma pausa por conta da minha vida pessoal. Mas que delícia estar vivendo o ritmo que me fez ser quem eu sou, né?
Sou muito grata ao funk. Óbvio que sou uma artista que gosta de cantar outras coisas, não me prendo só a uma coisa, mas também sou uma artista que sabe reconhecer a minha origem. O que me faz ser quem eu sou.
Estou muito, muito feliz! Voltar ao funk era um desejo grande do meu coração, era um desejo dos meus fãs também, então estou realizando um desejo de todo mundo.” Nesse momento, a agenda da cantora já está lotadíssima com shows marcados para os próximos finais de semana.
Lexa lançou novo single ‘É Arte’
