Divulgação
O resultado oficial do Enem 2025 sai em 16 de janeiro. De acordo com informações do INEP, os resultados revelarão o desempenho individual dos estudantes nas quatro áreas do conhecimento e na redação. Em relação aos participantes que realizaram o exame na condição de treineiro, estes só terão acesso às notas em março. Após a divulgação, os estudantes poderão se inscrever no Prouni, programa do governo que oferece vagas nas universidades públicas de todo o país. o MEC (Ministério da Educação) costuma abrir as inscrições logo após a divulgação dos resultados do Enem. Pela primeira vez, os alunos poderão utilizar suas notas das edições de 2023, 2024 ou 2025 na inscrição do programa.
Além do Prouni, os estudantes também podem recorrer ao Sisu. A avaliação é feita por meio da nota do Enem, e o candidato tem direito a escolher dois cursos de sua preferência por ordem de prioridade. Hoje, ele acontece somente uma vez por ano, mas muitas vagas são oferecidas no segundo semestre. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os cursos mais disputados atualmente são Medicina, Engenharia Espacial, Direito, Odontologia, Biomedicina, Psicologia, Ciência da Computação, Engenharias Química, de Computação e Mecânica.
Enem 2025
O Enem 2025 aconteceu em dois domingos – A primeira fase em 09 de novembro, e a segunda e última no dia 16 do mesmo mês. O primeiro dia traz 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e uma redação dissertativa-argumentativa, e o segundo desafia os estudantes com questões de matemática, física, química e biologia. Para prestar a prova é necessário portar documento de identidade como RG, CNH e passaporte. Os portões abrem ao meio dia e fecham exatamente às 13h. O exame começa oficialmente às 13h30. No ano passado, o tema da redação abordou questões acerca do envelhecimento na sociedade brasileira, discutindo temas como etarismo (preconceito e aversão à pessoas mais velhas).

Para completar, o Enem colocou em pauta os padrões de beleza impostos à figura feminina, utilizando as atrizes Paolla Oliveira e Margot Robbie como exemplo, trouxe discussões sobre inclusão no esporte e saúde mental e reforçou discussões sobre trabalho, ciência, meio ambiente, desigualdade racial e outros assuntos importantes.
“Se, por um lado o tema da redação foi o envelhecimento, a temática central da prova objetiva foi a questão racial, que apareceu em bastante volume, com perguntas sobre cultura, religiosidade, patrimônio e mais.”
Destaca o orientador pedagógico Raphael Kapa, do Colégio Andrews. Os textos religiosos chamaram a atenção do Vinicius Beltrão, do SAS Educação. Por fim, ele também falou sobre a diversidade cultural da prova.
“Havia uma questão que falava sobre o trabalho digno, com dois trechos da Bíblia e um do Alcorão. Nunca tinha aparecido antes esse tipo de excerto religioso”, disse. “Vimos muitas questões sobre transformação digital e comunicação contemporânea, tanto em língua portuguesa quanto nas provas de inglês e espanhol.” – completou.
Preparação para o Enem 2026

Embora a prova aconteça somente em novembro, os vestibulandos já estão se preparando para o exame. Os cursos preparatórios recomendam que os alunos pratiquem o hábito da leitura, treinem a redação e montem um cronograma de estudos para facilitar o aprendizado dos conteúdos.
(Depoimentos disponíveis no G1)




