A briga pelo rebaixamento está mais acirrada a cada rodada do Brasileirão! Com o título praticamente definido, dependendo apenas de um resultado positivo do Flamengo, a disputa para fugir do Z-4 têm sido o grande ponto de atenção do campeonato, envolvendo quase metade da tabela neste momento, em relação à chances matemáticas.
Confira a tabela e as probabilidades de queda das equipes envolvidas, nas últimas duas rodadas, que acontecem neste meio de semana (2,3,4/12) e no final de semana (7/12), com todos os jogos ao mesmo tempo.
Vasco da Gama – 11º colocado
O Vasco, apesar de ser o 11º colocado, ainda corre riscos remotos de rebaixamento, precisando apenas de 2 pontos nestes 2 jogos para se salvar do rebaixamento. O Cruzmaltino recebe o Mirassol nesta terça-feira (2) e encerra a participação no campeonato contra o Galo, na Arena MRV. Vale lembrar que a equipe carioca terá a disputa da fase final da Copa do Brasil após o Brasileirão.
RB Bragantino – 12° colocado
A situação do Bragantino é parecida com a do Vasco da Gama, já que também possui os mesmos 45 pontos. O agravante é que serão disputados dois confrontos contra times que estão na beira da zona de rebaixamento, sendo o Vitória, em casa, e o Internacional, na última rodada, no Beira-Rio. Caso perca os dois jogos, a situação pode se complicar, porém se fizer dois pontos, está livre.
Atlético-MG – 13º colocado
O Galo é o último da lista que possui 45 pontos e ainda corre um risco praticamente nulo. Nas últimas rodadas, enfrenta o Palmeiras, em casa, que ainda tem chances de títulos mas já “jogou a toalha”, e encerra a participação contra o Vasco, que pode estar com um time alternativo. Por isso, as chances de queda do Galo são bastante remotas.
Ceará – 14º colocado
O Ceará parecia que se livraria de qualquer risco com algumas rodadas de antecedência, mas a tabela final enfrentando muitos times do G-6 acabou complicando a equipe. Nas duas últimas rodadas, o Ceará enfrenta o Flamengo no Maracanã, que precisará vencer para garantir o título brasileiro, e o Palmeiras, que caso não tenha mais chances de conquista, pode usar uma equipe mista ou reserva, no Castelão.
As chances matemáticas de rebaixamento são de 7.5%!
Vitória – 15º colocado
Um dos times que mais cresceu na reta final decisiva, o Vitória chega para a reta final precisando vencer RB Bragantino (Fora) e São Paulo (Casa). Mesmo com o crescimento, o Leão da Barra ainda possui 42 pontos, precisando pelo menos de 4 pontos nestes 6 a serem disputados, para respirar com tranquilidade.
As chances de queda do Vitória são de 30.6%!
Santos – 16º colocado
Na beira da zona de rebaixamento, o Santos possui a tabela mais acessível das duas últimas rodadas. Nesta quarta (3), enfrenta o Juventude, em Caxias do Sul, já rebaixado e sem pretensões no campeonato. Na última rodada, recebe o Cruzeiro na Vila Belmiro, que deve já estar se preparando para a Copa do Brasil, provavelmente com um time bastante diferente.
As chances matemáticas do Santos são de 51,6%, de acordo com o Goal.
Internacional – 17º colocado
O Internacional já ligou o modo de desespero. Com a demissão de Ramón Diaz antes das rodadas finais, trouxe Abel Braga, ídolo da equipe, para tentar salvar nas duas últimas chances. O Colorado enfrenta o São Paulo, coincidentemente no estádio do Santos, rival direto na briga contra o Z-4, e depois recebe o RB Bragantino, precisando da vitória nos dois jogos.
A chance de rebaixamento do Inter é de 40,8%, de acordo com o Goal.
Fortaleza – 18º colocado
Com uma grande sequência invicta e uma melhora absurda, o Fortaleza de Martín Palermo ainda sonha em escapar do rebaixamento e está mais vivo do que nunca. Para tentar manter a sequência, enfrenta o Corinthians, no Castelão, podendo sair da zona de rebaixamento com uma combinação de resultados, e depois visitando o Botafogo na última rodada, podendo encontrar um time alternativo, dependendo da situação do Fogão.
As chances de queda do Leão do Pici são de 69,5%, segundo o Goal.




