Na manhã desta terça-feira (11), veio à tona o desentendimento entre Barcelona e Seleção Espanhola, por conta da situação de Lamine Yamal, que não estará disponível para a Data FIFA, onde a Espanha deve confirmar a sua ida para a Copa do Mundo de 2026, chegando como uma das seleções favoritas ao título mundial.
Desentendimentos e comunicado oficial
A situação em questão, que acabou irritando a entidade espanhola, foi uma ação médica realizada em Lamine Yamal, que vêm sofrendo recentemente com uma pubalgia, a qual o clube temia ser crônica. De acordo com a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), o procedimento feito foi “invasivo” e sem comunicação com a própria Seleção.
Em comunicado oficial, a RFEF citou tudo o que acredita que tenha sido feito de forma errada pelo Barcelona, principalmente em relação à falta de aviso e pela maneira que o procedimento foi realizado. Além disso, desejou uma ótima recuperação ao atleta e ressaltou que a prioridade é sempre a saúde do jogador.
“Os Serviços Médicos da RFEF desejam expressar sua surpresa e mal-estar após tomarem conhecimento, às 13h47 da segunda-feira, 10 de novembro, dia do início do estágio oficial com a seleção nacional, de que o jogador Lamine Yamal havia sido submetido a um procedimento invasivo de radiofrequência para o tratamento de um desconforto na região pubiana naquela mesma manhã.
Este procedimento foi realizado sem comunicação prévia à equipe médica da Seleção Nacional, tendo-se tomado conhecimento dos detalhes apenas por meio de um relatório recebido às 22h40 da noite passada, que indicava a recomendação médica de repouso por 7 a 10 dias.
Diante dessa situação, e priorizando sempre a saúde, a segurança e o bem-estar do jogador, a Real Federação Espanhola de Futebol decidiu liberar o atleta da convocação atual.
Estamos confiantes de que ele se recuperará bem e desejamos-lhe uma recuperação rápida e completa.” – RFEF, em nota oficial.
Com o tempo de recuperação, Lamine Yamal estará de fora dos confrontos contra Geórgia, praticamente já fora da Copa do Mundo, e Turquia, que deve completar a vaga para repescagem, ainda com chances matemáticas de ultrapassar a Espanha, que lidera o grupo com 12 pontos.
Problemas antigos
Esses desentendimentos não são de hoje, já que anteriormente, Hans Flick, técnico do Barcelona, já havia mostrado sua preocupação com o craque, inclusive pedindo “cuidado” para Luis De La Fuente, técnico da Seleção Espanhola. Inclusive, o campeão da Eurocopa não ficou satisfeito com a atitude do Barcelona neste novo episódio entre o clube e a Federação.
“Há procedimentos que ocorrem à margem da federação. É o que acontece, é o que se passa e temos de aceitar. Nunca tinha vivido uma situação destas. Não acho que seja muito normal. Claro que me surpreendeu, como a todos. Não se tem notícias, não se conhecem os detalhes e, insisto, com questões de saúde… ficamos surpreendidos” – disse De La Fuente. (Aspas retiradas do Jornal Record, de Portugal).
Temporada de Lamine Yamal
Na temporada 25/26, apesar de estar sofrendo com dores e alguns problemas físicos, Lamine Yamal ainda está conseguindo ser um dos destaques do Barcelona. O atacante possui 14 participações em gols em 13 jogos, somando o desempenho pelo clube e pela Seleção Nacional.




