A briga contra o rebaixamento, que parecia estar encaminhada, têm ganhado novos concorrentes a cada rodada que passa nesta edição do Brasileirão. As últimas rodadas reservam grandes emoções, principalmente para Fortaleza, Santos, Vitória, Internacional e até o Ceará, que disputa o Clássico-Rei nesta quinta-feira (6), tentando se distanciar desta zona incômoda, além de atrapalhar o rival na tentativa de sair do Z-4.
No início desta 32º rodada, Vitória e Internacional entraram em campo no Barradão, em jogo que terminou em três pontos para o Leão, que respira momentâneamente, jogando toda a pressão pro Santos e para o Fortaleza, que jogam clássicos nesta noite de quinta (6), valendo muito nesta briga para fugir do Z-4.
Como chega o Santos para enfrentar o Palmeiras?
O Santos não esteve tão pressionado durante todo o campeonato como está para esta sequência de jogos, onde enfrentará Palmeiras, duas vezes, e Flamengo, precisando somar pontos contra os líderes da competição, que também jogam “finais” em todas as rodadas para se manter na disputa.
Para a partida no Allianz Parque nesta noite, o Peixe não terá o seu principal jogador. Neymar será preservado para pode atuar 100% nesta reta final de temporada, que se mostra cada vez mais decisiva e complicada para a equipe do litoral paulista.
Antes do clássico, o Santos é o 17º colocado, com 33 pontos conquistados em 30 jogos, precisando urgentemente de pelo menos um empate na casa do rival, que por outro lado, precisa vencer de qualquer forma, já que o Flamengo deixou pontos pelo caminho diante do São Paulo.
Sem o camisa 10, Juan Pablo Vojvoda deve escalar: Gabriel Brazão, Igor Vinícius, Adonis Frías, Alexis Duarte, Souza; João Schimdt, Zé Rafael, Barreal, Rollheiser; Guilherme e Lautaro Díaz. Assim como Neymar, Mayke está fora, voltando de lesão, enquanto Luan Peres está suspenso após terceiro amarelo.
Como chega o Fortaleza para o Clássico-Rei?
Apesar da pontuação do Ceará ainda permitir que a equipe brigue contra o Z-4, quem chega muito pressionado para o clássico é o Fortaleza. Mesmo com uma boa sequência, vencendo o Flamengo e empatando fora de casa com o Santos, precisa fazer o que ainda não fez em 2025: Vencer o Vozão. Até aqui neste ano, são 3 derrotas e 1 empate nos clássicos disputados.
A equipe comandada por Martín Palermo mostrou crescimento de desempenho e de ânimo para este final de campeonato, tentando recuperar o prejuízo, principalmente do primeiro turno bastante abaixo que fez na competição.
Em caso de vitória, o Leão sobe para 31 pontos, encostando em Santos e Vitória, precisando manter uma sequência de bons resultados até o final do campeonato, para sonhar em escapar do rebaixamento para a segunda divisão.
Outras equipes na briga contra o rebaixamento
Além de Fortaleza e Santos, os já citados Vitória e Internacional também estão diretamente nesta briga contra o rebaixamento, além do Juventude, que venceu o Sport e ganhou confiança, mas ainda correndo riscos reais de irem até o final do Brasileirão nesta situação.
O que promete deixar o campeonato ainda mais emocionante, são os confrontos diretos entre as equipes. Santos x Juventude ainda se enfrentam, assim como Internacional x Santos, que jogarão daqui a 3 rodadas, com a situação podendo estar diferente para ambos até lá.




