Pela primeira vez desde 2020, o São Paulo vence como visitante no Rio de Janeiro pelo Brasileirão. A vitória por 0x2 diante do Vasco coloca a equipe de Hernán Crespo de vez na briga pela vaga na Libertadores de 2026, somando agora 44 pontos, contra 42 do Cruzmaltino, se aproximando de Botafogo e Fluminense.
Os gols da vitória do São Paulo foram marcados por Lucas, cobrando pênalti no último lance da primeira etapa, e Luiz Gustavo, que completou de cabeça após ótima jogada de Ferreirinha, aproveitando os espaços deixados pela desorganização do Vasco, que já estava buscando o “tudo ou nada” naquele momento do jogo.
Análise do jogo: Vasco x São Paulo
O jogo começou muito equilibrado, com uma grande chance criada pelo São Paulo, com Lucas Moura fazendo um corta-luz para Tapia, que finalizou bonito em cima de Léo Jardim, que fez ótima defesa. Pouco tempo depois, Rayan acertou a trave com um cabeceio, com Rafael fazendo uma bela defesa no rebote.
Quando parecia que o primeiro tempo seria dos goleiros, Paulo Henrique agarrou Arboleda em escanteio no último lance da etapa inicial. O VAR chamou Wilton Pereira Sampaio, que marcou pênalti no lance. Lucas Moura converteu e abriu o placar para os visitantes.
No segundo tempo, o Vasco começou em cima, pressionando o São Paulo, contando com boas defesas de Rafael. Porém, Fernando Diniz começou a empilhar atacantes, gerando muitos espaços para o Tricolor, ainda muito cedo na partida. Para contextualizar, em determinado momento do jogo, Philippe Coutinho passou a jogar como volante, sendo o último homem de meio-campo da defesa vascaína.
Observando os espaços e a quantidade de cruzamentos que o Vasco fazia buscando os centroavantes, Crespo colocou Ferraresi, para aumentar a estatura da zaga, junto de Ferreirinha e Rigoni, que ficaram prontos para contra-atacar e tiveram ótimas chances, com o argentino perdendo duas claríssimas, inclusive.
Mesmo com alguns erros e até um possível pênalti sofrido, Ferreirinha conseguiu uma boa jogada após escanteio curto, encontrando Luiz Gustavo no meio da área, que finalizou de forma certeira para o fundo do gol, ampliando e praticamente decidindo o jogo para a equipe são-paulina.
Briga pela Libertadores
Com a final brasileira na Libertadores, o Brasileirão terá sete vagas para a competição continental do próximo ano, que junto da quinta e sexta colocação, está sendo disputada por Bahia, Fluminense, Botafogo, São Paulo, Vasco e Corinthians.
Nessa acirrada disputa, o São Paulo consegue um passo importantíssimo, que foi passar Vasco e Corinthians na tabela, agora tendo uma sequência de dois jogos em casa, para buscar pontuar, enquanto Fluminense e Botafogo possuem confrontos diretos contra equipes da parte de cima e desta mesma região da classificação.
Neste momento, o Tricolor possui 44 pontos, contra 42 do Vasco, ambos na cola de Fluminense e Botafogo, que possuem 47 e 48, respectivamente, mas não têm mostrado um bom desempenho nos últimos jogos.
Vale lembrar que Vasco, Corinthians e Fluminense ainda disputam as finais da Copa do Brasil, que serão realizadas após o Brasileirão. Em caso de título de um time que esteja entre os sete primeiros colocados, inclusive o próprio Cruzeiro, hoje em 3º, o Campeonato Brasileiro terá oito vagas para a Libertadores, sendo 6 de maneira direta e 2 para a segunda fase, a chamada pré-libertadores.




