Na noite da última quinta-feira (23), o Palmeiras foi à Quito, na altitude de mais de 2800 metros, para enfrentar a LDU, voltando com uma desvantagem de 3×0 para o jogo de volta, que acontecerá na próxima quinta (30), no Allianz Parque. O grande dilema deste momento no Verdão é o outro confronto direto neste meio do caminho, diante do Cruzeiro, valendo muito na briga pelo Campeonato Brasileiro, onde precisa manter a liderança, já que além dos mineiros, possui o Flamengo na cola também.
Análise de LDU 3 x 0 Palmeiras
O que estava por vir já foi anunciado logo no início, com a LDU começando com um ritmo muito maior do que havia começado contra o São Paulo, por exemplo. Carlos Miguel fez duas ótimas defesas, uma de muito perto e outra de longe, antes da escapada de Ramírez pela esquerda, vencendo Khellven e servindo Villamil no meio da área, que finalizou sem chances para o goleiro do Verdão.
Para efeito de comparação, a LDU finalizou 7 vezes no jogo inteiro contra o São Paulo, na fase anterior, tendo conseguido 14 apenas no primeiro tempo diante do Palmeiras, claramente com uma estratégia bem diferente adotada por Tiago Nunes, técnico brasileiro da equipe equatoriana.
Com a pressão dos equatorianos, não demorou muito tempo para mais uma chance clara ser criada, desta vez em chute da entrada da área, que acertou a mão de Andreas Pereira, bloqueando a finalização que iria na direção do gol, resultando em pênalti para a LDU, convertido pelo camisa 9, Azulgaray.
Quando o Palmeiras parecia ter melhorado um pouco, até criando uma bela chance em lançamento de Veiga para Vitor Roque, que parou em Domínguez. Perto do intervalo, em mais uma jogada de linha de fundo, agora pelo lado de Piquerez e Murilo, a LDU ampliou o placar, novamente com Villamil.
No segundo tempo, o Palmeiras se arrumou ligeiramente, mesmo que ainda tenha cedido alguns contra-ataques, os espaços aproveitados pela LDU não eram mais vistos e o Verdão conseguia chegar mais perto do gol, tendo a sua melhor chance com Sosa, que parou em uma defesa espetacular de Alexander Domínguez.
Ainda houve tempo dos equatorianos terem Ramírez expulso, após pisão em Giay, porém os acréscimos já estavam terminando e não deu muito tempo do Palmeiras aproveitar a superioridade numérica.
Palmeiras deve poupar contra o Cruzeiro?
Após a dolorida derrota contra a LDU, que tentará reverter na próxima semana, no Allianz Parque, o Palmeiras possui um jogo decisivo neste meio tempo, enfrentando o Cruzeiro, 3º colocado no Brasileirão, que ainda sonha em brigar pelo título.
O único desfalque confirmado entre os titulares que entraram em campo no Equador é Piquerez, que foi expulso na última rodada, contra o Flamengo. Além dele, Allan estará indisponível após julgamento do STJD por sua expulsão contra o Fluminense
Muito provavelmente, pela importância dos dois jogos, Abel Ferreira deve escalar força máxima contra o Cruzeiro, já que em caso de tropeço, pode perder a liderança do Brasileirão para o Flamengo. É claro que se algum jogador ainda estiver mal fisicamente, por conta da altitude, deve ser preservado, pensando na tentativa de virada, na próxima quinta (30).




