Mais um brasileiro inicia sua caminhada a um passo da final da Copa Libertadores da América! O Palmeiras subirá à uma altitude de mais de 2800 metros, em Quito, para enfrentar a LDU, que já eliminou Botafogo e São Paulo, vencendo ambos por 2×0 em sua casa. Por outro lado, quando foi até uma altitude maior ainda nesta Libertadores, em La Paz, o Verdão venceu o Bolívar por 2×3.
Como chega a LDU?
Como dito, a LDU venceu o atual campeão Botafogo e um dos maiores campeões brasileiros, o São Paulo, eliminando as duas equipes e chegando com moral para enfrentar o Palmeiras, que também é tricampeão, tendo vencido duas recentemente, em 2020 e 2021.
Mostrando muita consistência defensiva, principalmente contra o São Paulo, a LDU provou que pode incomodar qualquer equipe, principalmente na altitude, onde costuma ter ótimos resultados contra times brasileiros, principalmente nos últimos anos, fator providencial para a campanha dos equatorianos quando foram campeões, em 2008.
A equipe comandada pelo brasileiro Tiago Nunes, deve ser escalada com: Alexander Domínguez; Allala, Adé e Quiñónez; Quintero, Minda (Pastrán), Villamil, Gruezo e Alvarado; Bryan Ramírez e Medina. Um dos principais desfalques é o goleiro titular da equipe, Valle, que foi destaque da equipe contra o São Paulo, no jogo de ida e na volta, no Morumbis, quando teve a melhor nota em campo.
Como chega o Palmeiras?
O Palmeiras eliminou o River Plate na última fase, além de estar vivendo seu melhor momento em desempenho na temporada, com a dupla Vitor Roque e Flaco López em grande fase, mostrando que Abel acertou na mudança de esquema.
O Alviverde está em meio a uma difícil sequência, já que briga pelo título brasileiro diretamente com Flamengo e Cruzeiro, já tendo enfrentado os cariocas, também tendo uma partida contra a equipe mineira, entre os dois jogos contra a LDU, pela semifinal da Libertadores.
Conhecendo a força da altitude e dos equatorianos dentro de seu estádio, a intenção do Palmeiras é voltar vivo para o Allianz Parque, onde é amplo favorito, tendo goleado todos os seus últimos adversários jogando em sua casa.
Com desfalques de Weverton e Lucas Evangelista, Abel Ferreira deve escalar o mesmo time que entrou em campo contra o Flamengo, apenas com uma dúvida na zaga, com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs (Murilo) e Piquerez; Aníbal Moreno, Andreas Pereira, Mauricio e Felipe Anderson; Flaco López e Vitor Roque.
Retrospecto entre LDU x Palmeiras
As duas equipes só se enfrentaram duas vezes em toda a história, também pela Libertadores, mas em 2009, quando a LDU era a atual campeã da América, tendo vencido o Fluminense na final do ano anterior, também se sagrando campeã da Copa Sul-Americana daquele ano.
Os jogos em questão foram válidos pela fase de grupos, onde estavam ao lado de Sport e Colo-Colo. Os brasileiros passaram em primeiro, deixando os chilenos e a LDU pelo caminho.
Nas partidas entre Palmeiras e LDU, uma vitória para cada lado. No primeiro turno, 3×2 para os equatorianos em Quito, com o Verdão devolvendo um 2×0 no segundo turno, resultado essencial na classificação do Alviverde, que viria a ser eliminado nas quartas de final daquele ano, para o Nacional (URU)




