Após a eliminação para a LDU (EQU), pela Libertadores, o São Paulo volta à campo nesta segunda-feira (29), diante do Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.
Apesar de ser um jogo válido pelo Brasileirão, a partida possui uma alta dose de tensão para o Tricolor Paulista, já que aos arredores do MorumBis, e provavelmente nas arquibancadas também, acontecerão protestos pacíficos da torcida contra a diretoria e a presidência do clube, reivindicando por algumas questões, que de acordo com a torcida, foram determinantes para a temporada, até aqui, frustrante do São Paulo.
Horas antes do jogo, os postes e instalações ao redor do Cícero Pompeu de Toledo contam com placas e cartazes solicitando a saída de Carlos Belmonte, diretor de futebol, e Júlio Casares, presidente do clube, ambos no segundo mandato. Vale lembrar que em breve, o clube contará com eleições, onde ainda não se tem uma definição clara de quem irá concorrer.
As críticas da torcida a diretoria são pela reivindicação de direito ao voto, valorização de jogadores da base, modernização das estruturas do clube, fim do conselho vitalício, entre outros. Confira uma parte da nota emitida pela principal torcida organizada do Tricolor.
“Todos os responsáveis pela vergonha de mais uma temporada perdida serão cobrados. Casares, Belmonte, Chapecó, Nelson, Rui Costa, Sanches (DM), Pedro Campos (preparação física). Não se trata de perder classificação. Se trata de como se perde, diante de quase 60 mil fanáticos pelo São Paulo. Um ciclo que se repete. A torcida não salva toda competição. O São Paulo FC não pertence aos cartolas que o lotearam. Muito menos aos vitalícios. […]
Pelo direito ao VOTO nas eleições de presidente.
Pela transparência nas contas.
Por auditoria externa.
Pelo fim do Conselho Vitalício.
Pela modernização do CT Barra Funda
Pela demissão dos conselheiros incompetentes.
Traga o seu cartaz, faixa, a sua indignação escrita.”
(Aspas retiradas do comunicado publicado no Instagram da torcida organizada do clube)
Informações do jogo
Além dos protestos, o São Paulo precisa do resultado, assim como o Ceará, já que as equipes concorrentes dos dois na tabela pontuaram na rodada. O Tricolor briga pela Libertadores, enquanto o Vozão está na luta para se garantir na primeira divisão, fazendo uma boa campanha no campeonato, até o momento.
O Tricolor de Hernán Crespo, com muitos desfalques neste momento da temporada, podendo ter Lucas e Luiz Gustavo no banco de reservas, deve contar com: Rafael, Cedric (Mailton), Alan Franco, Tolói, Arboleda (Sabino), Wendell; Pablo Maia, Bobadilla, Rodriguinho; Luciano e Ferreirinha (Dinenno). A lista de desfalques do São Paulo é muito extensa, com Calleri, Ryan Francisco, André Silva, Hugo, Oscar, Marcos Antônio, Ferraresi e Luan, grande parte destes, titulares da equipe, mas fora de combate por lesões.
Já o Ceará, de Léo Condé, irá ao MorumBis com: Bruno Ferreira, Fabiano Souza, Marcos Vitor, William Machado, Matheus Bahia; Richardson, Dieguinho, Lourenço, Galeano, Paulo Baya; Pedro Raul. Os desfalques da equipe são Aylon, suspenso, e Lucas Mugni e Luiz Otávio machucados.
A bola rola a partir das 20h, no Estádio MorumBis, com arbitragem de Bruno Arleu de Araújo, tendo transmissão do SporTV e do Premiere.