Em clássico disputado na Vila Belmiro neste domingo (21), o Santos venceu o São Paulo por 1×0 com gol de Guilherme, em cruzamento de Rollheiser. O resultado marcou a primeira vitória de Vojvoda no comando do Peixe, seguindo invicto, já que havia empatado as suas duas únicas partidas.
Com os três pontos conquistados, o Santos se distancia parcialmente da zona de rebaixamento, e em caso de uma boa sequência, pode começar a almejar outros objetivos no campeonato. Já o São Paulo, segue na briga pelo G-6, com foco total nas quartas de final da Libertadores, onde precisa reverter uma desvantagem de dois gols contra a LDU (EQU).
Análise do jogo
O jogo começou em um clima bastante morno, já que o São Paulo utilizou um time alternativo, visando a decisão na quinta-feira (25), contra a LDU, com o Santos tentando dominar as ações mas esbarrando na marcação são-paulina e em um jogo muito picotado com paralisações.
A partir dos 25 minutos, sob o comando de Rollheiser, que dominou a grande maioria das ações ofensivas do Santos, a equipe melhorou e começou a incomodar o São Paulo, que contou com boas defesas de Young, goleiro da base do clube que estava em seu segundo jogo como profissional.
Com as chances, o Peixe cresceu no jogo, tendo finalizações com Guilherme, Rollheiser, João Schmidt e Zé Rafael, levando muito perigo ao São Paulo, que pouco incomodou a equipe da casa.
No intervalo, o São Paulo voltou com mudanças, que não surtiram muito efeito positivo, deixando o Santos no domínio do jogo, porém levando menos perigo no início da segunda etapa. Um dos destaques da equipe treinada por Vojvoda foi a segurança defensiva de Luan Peres e Adonis Frías, que provavelmente se estabeleceram como a zaga titular, neste momento.
Observando a falta de efetividade do São Paulo, o Santos partiu novamente ao ataque, conseguindo escapar em um contra-ataque pela direita com Rollheiser, que cruzou na medida para Guilherme, que venceu Mailton pelo alto e cabeceou como manda o manual, sem chances para Young.
Antes de se fechar para garantir o resultado, o Peixe teve uma chance claríssima com Tiquinho Soares, que finalizou por cima do gol Tricolor, perdendo a oportunidade do 2×0. A partir dos 30 minutos da segunda etapa, o São Paulo aproveitou o momento em que Vojvoda trancou a equipe e partiu para tentar empate, porém sem sucesso, já que pouco foi periogoso ao gol de Gabriel Brazão.
Evolução com Vojvoda
Com a vitória, o Santos mantém a marca de não perder para o São Paulo na Vila Belmiro pelo Brasileirão desde 2009, quando foi derrotado por 3×4 em um jogo emblemático. A boa atuação do Peixe mostra a evolução com Vojvoda, que trouxe segurança à equipe e uma boa capacidade de construir jogadas em velocidade, como saiu o gol de Guilherme, inclusive.
Para efeito de comparação, nos últimos 3 jogos antes da chegada do treinador argentino, o Santos sofreu 9 gols (1 para o Cruzeiro, 6 para o Vasco e 2 para o Bahia). Nos três jogos desde a sua estreia, sofreu apenas um gol, contra o Atlético-MG, quando estava com um jogador a menos, ainda buscando o empate posteriormente.