Na partida válida pelo duelo de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América, River e Palmeiras se enfrentaram no Monumental de Nuñez, em duelo que terminou em vitória palmeirense, por 1×2, com gols de Vitor Roque e Gustavo Gómez, além do desconto de Martínez Quarta para os Millionarios.
Análise do jogo
O Palmeiras abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo, com um cabeceio de Gustavo Gómez, após cobrança de escanteio do estreante Andreas Pereira, que fez seu primeiro jogo como titular, com uma atuação brilhante na primeira etapa, especialmente em bolas paradas, quase gerando outros dois gols ao Palmeiras em faltas e escanteios.
Com domínio total do clube brasileiro, o River não respirou e teve que fazer um número altíssimo de faltas, terminando os primeiros 45 minutos com 3 cartões amarelos e mais de 10 faltas. Por outro lado, o Palmeiras teve dois jogadores amarelados na etapa inicial, pelas famosas “faltas táticas”.
Ainda sobre o primeiro tempo, o Verdão criou chances com Khellven, Andreas Pereira, Lucas Evangelista e claro, Vitor Roque, que em belo passe do argentino Flaco López, venceu Paulo Díaz na velocidade e saiu cara a cara com Armani, convertendo a chance e marcando 2×0 para o Palmeiras, em pleno Monumental.
Na volta do intervalo, Marcelo Gallardo colocou Quintero no lugar de Enzo Pérez, para melhorar a criação da equipe, que foi o grande problema do primeiro tempo, onde o River não conseguia reter a posse de bola. Com o colombiano, a partida mudou completamente, ainda mais depois da entrada de Colidio, que deu mais profundidade e velocidade para a equipe da casa.
Com muitos cruzamentos e bolas longas dos argentinos, o zagueiro Gustavo Gómez, considerado por muitos o craque da partida, se sobressaiu em todas as ações defensivas, vencendo a esmagadora maioria dos duelos contra os atacantes do River.
Já aos 44 minutos do segundo tempo, em chute de fora da área do zagueiro Martínez Quarta, que contou com desvio para complicar a vida do goleiro Weverton, o River Plate diminuiu o confronto e o prejuízo para a volta, que agora será no Allianz Parque.
No fim da segunda etapa, ainda antes do gol da equipe argentina, ocorreu um lance polêmico em que Weverton atingiu Montiel com o joelho nas costas, em jogada que os jogadores do River pediram pênalti, que chegou até a ser revisado e provavelmente seria marcado, mas teve impedimento do próprio lateral argentino no momento do cruzamento.
Jogo de volta
Agora o foco é a partida de volta, que acontece na próxima quarta-feira (24), no Allianz Parque, onde o Palmeiras venceu 3 e empatou 1 partida até o momento nesta Libertadores, porém não vence em casa pelo mata-mata da competição desde 2022, quando venceu o Cerro Porteño por 5×0, nas oitavas daquela edição.
O River visitou o Palmeiras pela última vez em 2020, quando venceu por 0x2 após perder por 0x3 na Argentina, sendo eliminado, apesar do resultado positivo em São Paulo.
Vale lembrar que o vencedor deste confronto enfrenta quem avançar entre LDU x São Paulo, que jogarão os primeiros 90 minutos da sua eliminatória nesta quinta-feira (18).