Reprodução/IMDB
O ator Robert Redford faleceu nesta terça-feira, (16), aos 89 anos. A informação foi confirmada por Cindi Berger, diretora da empresa de relações públicas Rogers & Cowan PMK, que trabalhava com o ator. A causa da morte não foi confirmada. Segundo a nota, Redford morreu enquanto dormia, em sua casa em Utah.
Ao longo da carreira, conquistou dois Oscars. Apareceu pela última vez nas telonas em Our Souls at Night (2017), da Netflix, ‘O Velho e a Arma (2018)’, e ‘Vingadores: Ultimato (2019), interpretando Alexander Pierce, chefe da S.H.I.E.L.D.
Início da carreira de Robert Redford, astro de Hollywood

Robert Redford nasceu em Santa Monica em 1936. Na infância, passava a maior parte do tempo na biblioteca local, sempre lendo livros relacionados a mitologia grega e romana. Em 1955, ganhou uma bolsa para jogar beisebol na Universidade do Colorado.
No mesmo ano, sua mãe faleceu. Segundo o ator, ela sempre apoiou sua carreira. Redford perde a bolsa de estudos e começa a trabalhar na Standard Oil Company, economizando as despesas para custear seus estudos de arte na Europa.
Quando retornou aos Estados Unidos, começou a estudar Teatro na Academia Americana de Artes Dramáticas em Nova York. Ele relata que a primeira apresentação foi frustrante, mas que o professor o incentivou a praticar e continuar. A partir daí, começa a construir a carreira.
Seu plano inicial era atuar como cenógrafo, mas logo migrou para a atuação.
Em 1959, se forma e consegue um papel na série Perry Mason. Em 1863, estreia em ‘Descalço no Parque.’ Teve quatro filhos. Seu primeiro filho, Scott, faleceu de síndrome de morte súbita infantil poucos meses após seu nascimento, em 1959. Em 1960, nasce sua filha Shauna. David nasceu em 1962 e Amy em 1970.
(Fonte – CNN Brasil)
O ativismo ambiental do artista
Robert Redford é conhecido pelo seu ativismo ecológico desde os anos 70, quando protestou contra obras públicas que afetariam negativamente a cidade de Utah, além de desmatar o meio ambiente. Foi nomeado, inclusive, Conselheiro de Defesa dos Recursos Naturais.
Destaque nas telonas
Robert Redford ficou conhecido por suas participações no filme ‘O Candidato”, ‘Todos Os Homens do Presidente’ e Butch Cassidy. Além disso, assumiu a posição de padrinho do movimento de cinema independente dos Estados Unidos em 1990 com o Instituto Sandance.
O Instituto surgiu em 1981 com o objetivo de enaltecer novos talentos e fortalecer o cinema independente.
“A indústria era amplamente controlada pelo mainstream, do qual eu fazia parte. Mas eu via outras histórias que não estavam tendo oportunidade de serem contadas e pensei: Talvez eu possa dedicar minhas energias para dar a essas pessoas uma chance.” – disse em depoimento a imprensa, divulgado no Portal Carta Capital.
Confira, a seguir, os dez filmes de maior destaque do artista:
- Gente como a Gente
- Todos os Homens do Presidente
- Capitão América: Soldado Invernal
- Nossas Noites
- Jogo de Espiões
- Leões e Cordeiros
- Golpe de Mestre
- Três dias de Condor
- O Velho e a Arma