Reprodução/Cássio Pretudo
Morreu na última quarta-feira, (10), a chef Helen Braz, aos 49 anos. A culinarista lutava contra um câncer de fígado e estava internada há 13 dias. Os amigos e familiares, inclusive, fizeram uma vaquinha nas redes para arcar com o tratamento.
O velório aconteceu hoje, quinta-feira (11), às 7h da manhã, na Capela Jardim das Palmeiras, na Av. Tamandaré. O sepultamento também foi hoje, às 15h. Há alguns anos atrás, Helen Braz também lutou contra um câncer de mama.
A chef ficou conhecida em Campo Grande por sua feijoada, e por ser a ‘rainha das quentinhas’, já que foi assim que começou a carreira. Em 2020 ganhou o Oscar de gastronomia pelo Estado e tornou-se embaixadora da gastronomia brasileira em Mato Grosso do Sul.
Em 2021 também venceu o Prêmio Dolmã. Era dona do restaurante Tropeiro Gastrô Marmitaria e Tropeiro Gastrô Gourmet.
Marcella Luiza, filha da chef, postou uma declaração forte à mãe nas redes sociais:
“Te amarei eternamente, meu amor! A senhora foi a melhor mãe que eu poderia ter.
Eu ainda vou te dar muito orgulho, minha rainha! A senhora me ensinou tudo… menos como viver sem seu carinho, sem seu amor, sem seu afeto.
Eu não sei como será minha vida sem você. A senhora era minha razão de viver e, quando soube que tinha partido, uma parte de mim morreu junto da senhora! Que Deus te receba de braços abertos aí em cima.
Te amo e amarei eternamente! Tenho muito orgulho de ter tido uma mãe como você. A senhora era forte, guerreira, lutou até seu último suspiro!
Graças a você eu me tornei essa menina forte, guerreira, cheia de vida… mas, quando a senhora partiu, toda a minha força e toda a minha vontade de viver foram junto!
Muito obrigada por ter sido minha mãe! Sei que agora a senhora será meu anjinho, o anjo mais bonito de todos, e vai cuidar de mim onde quer que esteja!”
Helen Braz também deixou o marido, Marcelo Fernandes Braz.
A carreira de Helen Braz, a Rainha das Quentinhas
Helen era especialista em comida regional, valorizando os ingredientes e produtores locais. Para ela, era de extrema importância servir pratos que alimentassem não só o estômago, mas também a alma e o coração.

O cardápio do Troupeiro Gourmet também foi feito com muito carinho e enchem os olhos de quem está vendo. A seguir, confira alguns pratos de destaque do estabelecimento:
- Galinhada da Vovó Ruth, acompanhada por arroz, feijão, ovo, farofa de banana e salada
- Bisteca suína grelhada ou costela de panela ao vinho tinto da chef, com acompanhamento de arroz, feijão, mandioca e salada
- Moela de boteco flambada da chef, acompanhada de arroz, feijão, salada e batata chips
- Bisteca bovina ao molho de vinho da chef com arroz, feijão, purê de batata e salada
- Bobó de galinha da chef com arroz, feijão, batata palha e salada
- Frango ao molho mineiro com arroz biro-biro ou arroz branco, feijão, polenta e salada
- Filé Mignon suíno empanado com arroz biro-birou ou arroz branco, feijão, beterraba ao vapor e salada da chef
A gastronomia brasileira vai sentir falta do talento culinário de Helen.
