Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (8), o treinador Carlo Ancelotti revelou que pretende realizar algumas mudanças na equipe para a partida diante da Bolívia, onde a Seleção Brasileira terá que visitar uma altitude de mais de 4 mil metros, em La Paz, capital boliviana.
Com alguns cortes por lesão, como Kaio Jorge, que teve detectada uma lesão na coxa após jogar alguns minutos contra o Chile, Ancelotti deve realizar mudanças visando preservar alguns atletas e testar outros que tiveram minutagem mais baixa em sua passagem até aqui, apesar do ambiente desfavorável que a altitude fornece.
Entrevista de Ancelotti
Em relação a boa vitória contra o Chile, por 3×0, com gols de Estêvão, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães, o treinador da Seleção destacou a atitude da equipe, que para ele, é a chave principal para o sucesso
“Falo muito disso, creio que isso é a chave do êxito. Os jogadores brasileiros têm muito talento. A chave do êxito é talento mais atitude. Talento com zero atitude não ganha. Zero talento com muita atitude, também não ganha. Com a combinação entre talento e atitude pode ganhar. […] O que eu mais gostei nesses três jogos foi a atitude da equipe. A atitude foi, na minha opinião, muito alta. Isso é uma base importante do futuro da seleção.” – explicou o treinador.
Agora, visando a partida contra a Bolívia, o italiano deve promover algumas mudanças na equipe, contando também como está se preparando para enfrentar a altitude, ambiente no qual esteve apenas uma vez, mas ressaltou que os profissionais da CBF conhecem a situação e estão dando um grande suporte para Carletto e sua comissão técnica.
“A ideia que tenho é mudar um pouco, não só os jogadores. Agora estamos treinando, analisando o cansaço dos jogadores, depois temos que considerar que tem um componente que analisar, isso pode mudar a estratégia do jogo. Estou buscando informações com quem já jogou lá. Eu não tenho muita experiência nisso (altitude), só uma vez, em 1986 joguei o Mundial. O Brasil jogou lá muitas vezes, muitas pessoas que trabalham aqui tem experiência, os fisios, os jogadores, não é nada novo para a seleção, pode ser para mim. Tenho que confiar nas pessoas que têm mais informações que eu. A ideia que tenho é de mudar a estratégia e também alguns jogadores.” – disse Carlo Ancelotti, sobre a partida na altitude.
Provável escalação
A provável escalação do Brasil conta com: Alisson, Wesley, Fabrício Bruno, Alex Ribeiro, Caio Henrique; Bruno Guimarães, Andrey Santos, Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samu Lino e Richarlison.
A dupla de zaga deve ser alterada para a realização de mais testes, junto da lateral-esquerda com Caio Henrique. Andrey Santos deve substituir o suspenso Casemiro, com Paquetá armando o meio-campo, na posição em que costuma jogar no seu clube. O ataque ganha três caras novas, com Samuel Lino, Richarlison e o grande destaque do segundo tempo de Brasil x Chile, Luiz Henrique.
Após a partida contra a Bolívia, Ancelotti ainda deve ter três Datas FIFA de amistosos, onde terá jogos contra Seleções da Ásia (Japão e Coréia do Sul), África e Europa (A confirmar), para realizar seus últimos testes antes da Copa do Mundo de 2026.