Reprodução / Instagram @cuiabano_66
O torcedor alvinegro foi surpreendido nesta terça-feira (3) com a volta de Cuiabano ao Botafogo. Negociado com o Nottingham Forest na última sexta-feira, o lateral-esquerdo de 22 anos retorna ao clube carioca por meio de um acordo de empréstimo firmado no último dia da janela de transferências. A decisão teve forte influência da vontade do jogador, que já havia manifestado o desejo de permanecer no Rio de Janeiro.
As conversas entre Botafogo e Nottingham Forest se intensificaram nos últimos dias e avançaram rapidamente até a concretização do negócio. O ex-lateral Rafael, em participação no podcast GE Botafogo na segunda-feira, revelou que Cuiabano não queria deixar o clube neste momento. Poucas horas depois, a notícia do retorno foi confirmada.
Na segunda-feira, o próprio jogador havia se despedido nas redes sociais, publicando uma mensagem emocionante. Na ocasião, destacou que sua saída não era um “adeus”, mas um “até logo”. Ele agradeceu ao Botafogo, à torcida e aos amigos que fez no clube, afirmando que carregaria o alvinegro para sempre em sua trajetória.
Antes de conseguir o empréstimo, o Botafogo chegou a procurar alternativas para reforçar a lateral esquerda. Um dos nomes analisados foi o de Erik, do Al Ain, dos Emirados Árabes, mas a negociação não avançou. O retorno de Cuiabano, portanto, resolve de imediato a carência na posição, já que o jogador vinha sendo titular desde a saída de Patrick de Paula, negociado com o Estoril, de Portugal.
Cuiabano chegou ao Botafogo em 2024 e rapidamente conquistou espaço no elenco. Desde então, soma 60 partidas, com sete gols e sete assistências. Recentemente, herdou a camisa 6, eternizada por Nilton Santos, e se tornou uma peça importante no esquema da equipe. Seu último jogo foi em 3 de agosto, contra o Cruzeiro, quando sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo.
A ida e volta de Cuiabano se insere no contexto da relação cada vez mais próxima entre John Textor, dono da SAF do Botafogo, e o empresário grego Evangelos Marinakis, proprietário do Nottingham Forest. Essa parceria já resultou em várias movimentações entre os clubes. Somente em 2024 e 2025, Botafogo, Lyon (também parte do grupo Eagle Football) e Forest movimentaram mais de R$ 860 milhões em transferências.
Cuiabano, aliás, foi o quarto jogador alvinegro a ser negociado com o Nottingham Forest neste ano. Antes dele, Jair e Igor Jesus já haviam feito o caminho até a Inglaterra. O goleiro John também foi contratado pelo clube inglês na última sexta-feira.
Apesar da venda confirmada há poucos dias, o retorno por empréstimo mostra que a diretoria conseguiu atender ao desejo do jogador e, ao mesmo tempo, reforçar o elenco em um setor considerado carente.