Home / Famosos / Bruce Willis está morando em casa de apoio, e cérebro está “falhando”, diz esposa

Bruce Willis está morando em casa de apoio, e cérebro está “falhando”, diz esposa

bruce willis

Reprodução/ Instagram @brucewillisbw fan page

Bruce Willis foi diagnosticado com afasia em março de 2022, um distúrbio que dificulta a comunicação e acabou evoluindo para uma demência frontotemporal no ano seguinte. A doença afeta as áreas frontais e temporais do cérebro, que afeta o comportamento e as funções cognitivas do indivíduo.

É causada pela degeneração das células nervosas, afetando a memória, tomada de decisões e linguagem, podendo levar também a falta de interesse pelas atividades diárias e falta de inibição. O distúrbio é raro quando comparado a outros tipos de demência, mas é comum que acometa mais a população idosa.

Entenda a subdivisão da doença:

O transtorno é dividido em três tipos: Variante Comportamental (VC), Semântica e Progressiva não Fluente. A primeira é o tipo mais comum – desencadeia a mudança no comportamento e personalidade da pessoa afetada. Pode gerar problemas na memória, impulsividade, falta de empatia e interesse nas atividades.

Já a Semântica afeta principalmente a capacidade formar frases completas, causando a incompreensão das palavras e diminuição do vocabulário. A Progressiva Não Fluente é bem parecida com a Semântica, causando dificuldades de comunicação e repetição constante das palavras.

Alguns sintomas do distúrbio:

  • Dificuldade em encontrar palavras, perda de vocabulário, ou dificuldade em compreender a linguagem;
  • Problemas de memória: Esquecimento de informações recentes e/ou repetição de perguntas ou ações;
  • Dificuldade em realizar tarefas cotidianas
  • Alterações motoras: Incluindo rigidez muscular, dificuldades na coordenação motora e problemas de equilíbrio;
  • Dificuldade em tomar decisões e julgamentos

O diagnóstico é feito por meio de uma série de avaliações psicológicas e neurológicas, neuroimagem e exame do líquor, que analisa o líquido cefalorraquidiano (LCR), responsável por monitorar doenças neurológicas. O procedimento é feito por meio de uma punção lombar.

Possibilidades de tratamento

A doença de Bruce Willis não tem cura. No entanto, existem alguns tratamentos especializados na demência frontotemporal, que têm como objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, que envolvem medicamentos específicos para tratar sintomas como depressão, ansiedade e agressividade causadas pelo transtorno, fisioterapia e terapias ocupacionais.

Cada caso é único e é necessário consultar um médico para entender sobre as possibilidades de tratamento.

(Informações sobre a doença retiradas do Neurolife)

A convivência de Bruce Willis com a doença

Bruce Willis convive com a doença há aproximadamente dois anos, e a esposa, Emma Heming Willis, revelou a imprensa que Bruce está com o estado de saúde controlado, mas que atualmente mora em uma casa separada da família, onde recebe assistência 24 horas.

Ela disse que não foi fácil tomar a decisão, mas que o marido provavelmente concordaria, pela qualidade de vida das filhas.

Emma também disse que convivem com o ator e o veêm principalmente durante as refeições, que são momentos alegres e agradáveis:

“Quer dizer, ainda temos esses dias. Não dias, mas momentos. É a risada dele, né? Ele tem uma risada tão gostosa. E, sabe, às vezes você vê aquele brilho nos olhos dele ou aquela faísca, e, sabe, eu simplesmente me transporto. E é difícil porque, tão rápido quanto esses momentos aparecem, eles desaparecem.” – disse em entrevista a imprensa.

Ela lançará um livro no dia 09 de setembro no exterior sobre a rotina de cuidados com Bruce Willis: The Unexpected Journey: Finding Strength, Hope, and Yourself on the Caregiving Path.

Para mais notícias sobre Bruce Willis, acesse o 7D

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *