Após entrar em alguns minutos na partida diante do Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, o holandês Memphis Depay voltou a criticar os gramados sintéticos, ressaltando que não gosta de jogar em campos artificiais, assim como outros jogadores realizaram uma campanha, junto do camisa 10 do Corinthians, no início de 2025, em um movimento pelo fim deste tipo de gramado.
Declaração de Memphis após o jogo contra o Athletico
Em sua conta no X (Twitter), o holandês mostrou muita insatisfação com a presença de grama sintética nos joos do futebol brasileiro, mostrando sua indigncação e pedindo para que a CBF escute o pedido dos jogadores, já que a grande maioria não simpatiza muito com esse tipo de gramado.
“A grama artificial mata o jogo. Brasil quando vocês vão ouvir os jogadores?”, disse Memphis em sua conta no X.
Pouco tempo depois da postagem de Memphis, o amigo do jogador do Corinthians e principal nome do futebol brasileiro hoje, Neymar, respondeu a publicação dando razão ao colega.
Campanha contra o gramado sintético
Como dito anteriormente, no início de 2025, ocorreu um grande debate no futebol brasileiro em razão do fim ou continuidade dos gramados sintéticos, que teve a participação de nomes como Neymar, Memphis Depay, Lucas Moura, Oscar, Gabriel Barbosa, Dudu, Philippe Coutinho e outros, que publicaram uma arte dizendo que “futebol deve ser natural, não sintético.”
A campanha gerou muitas reações, como da Presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que defende o gramado sintético, tendo em vista que o estádio do seu clube recebe muitos shows, o que acaba destruindo um gramado natural, além de citar as equipes que possuem grama natural, porém não a cuidam da forma correta.
Hoje, no futebol brasileiro, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG e Athletico Paranaense têm gramados sintéticos em seus estádios próprios, representando uma parcela menor em relação aos clubes que possuem gramados naturais.
Alguns jogadores afirmam que a presença da grama natural é melhor para o chamado “espetáculo”, dizendo que o jogo se torna mais flúido e não sofre tantas alterações, como eles afirmam que acontece na grama artificial.
Outro fator que acontece é a questão de alguns jogadores deixarem de atuar em jogos por conta do gramado artificial, como aconteceu algumas vezes com o uruguaio Luis Suarez, que atuou no Grêmio, em 2023, além de outros que dizem que pretendem evitar jogos em gramas artificiais, como o próprio Neymar, que recentemente se referiu ao gramado do Allianz Parque como “society”, quando atuou no Morumbis, na vitória por 3×1 contra o Juventude.
Athletico 0 x 1 Corinthians
A partida que gerou a reclamação de Memphis acabou em vitória do Corinthians, com o camisa 10 jogando alguns minutos apenas. O gol corinthiano foi marcado pelo jovem atacante Gui Negão, que chegou a 3 gols nos últimos 3 jogos, substituindo o camisa 9, Yuri Alberto, que está fora pelos próximos 2 meses.
O jogo ficou marcado por uma atitude lamentável de um torcedor paranaense, que invadiu o campo para agredir o goleiro Hugo, do Corinthians, felizmente sendo contido por seguranças e jogadores.
A partida de volta acontece na Neo Quimica Arena, no dia 10 de setembro, após a data FIFA, que se inicia na próxima segunda-feira (1).