Em jogo importantíssimo para ambos, remarcado para a data de hoje, em decorrência do Vasco ter disputado o playoff da Copa Sul-Americana, o que acabou atrasando a partida para esta quarta-feira (20).
Em situações diferentes do que estariam anteriormente, as equipes entram em campo em posições parecidas na tabela, porém com astral renovado de ambos os lados.
O Juventude, dono da casa, aposta na força do Alfredo Jaconi, onde possuía um ótimo aproveitamento na temporada até a fase atual do Brasileirão, além do moral elevado após a chegada de Thiago Carpini, que já foi treinador da equipe em 2023, fazendo ótima campanha na Série B, levando a equipe de volta a elite, quando assumiu o São Paulo no ano seguinte.
E moral elevado é a definição da semana do Vasco, que vem de uma sonora goleada de 6×0, contra o Santos, no MorumBIS, no último domingo, com atuações de destaque para Coutinho, Nuno Moreira e David, o último que é dúvida para o confronto desta noite, já que Pablo Vegetti está de volta após suspensão.
Inclusive, do lado vascaíno, a grande discussão da semana na torcida cruzmaltina foi sobre a entrada de Vegetti na equipe titular após ficar de fora do melhor jogo da equipe nos últimos anos. Alguns se dividiram entre “Vegetti atrapalha no jogo de troca de passes” e “O artilheiro do time não pode ser considerado como problema”.
Olhando no meio termo entre as duas afirmações, é importante analisar o estilo de jogo de Diniz e como o próprio Vegetti já foi muito importante na temporada, e claro, o contexto de jogo.
Contra o Santos, o Vasco não poderia ter Vegetti de maneira nenhuma, porém sabia que era um jogo em que precisaria de velocidade, já que estaria jogando fora de casa, com o adversário empurrado pela torcida. Por isso, em jogos desse tipo, Diniz pode apostar em ataques móveis, trazendo David ou até Rayan e Nuno como dupla de ataque.
Já contra times em que o Vasco deve ser mais propositivo, Vegetti pode ser uma boa alternativa pela estatura, força no jogo aéreo, aliado às fortes jogadas de cruzamento com Paulo Henrique e Lucas Piton, laterais titulares da equipe.
Existem também outros fatores que tornam difícil para Fernando Diniz é a liderança que o argentino possui dentro do elenco, sendo uma das figuras mais importantes deste Vasco atual, estando no clube desde 2023, sendo talvez, o principal jogador da equipe no período.
O jogo acontece no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, com a bola rolando a partir das 19h, com transmissão do Premiere, em duelo atrasado da 14ª rodada, valendo muito na briga contra o rebaixamento, já que o Vasco ocupa a 16ª colocação, enquanto o Juventude está em 18º, com 4 pontos separando as duas equipes, com 19 e 15 pontos, respectivamente.
O Gigante da Colina ainda possui um jogo a ser remarcado, diante do Bahia, em São Januário, enquanto o Ju tem uma partida contra o Palmeiras, que foi adiada devido a ida do clube paulista para a Copa do Mundo de Clubes.