Reprodução/Instagram @pretagil
Segundo informações divulgadas pelo Gshow, e confirmadas pela assessoria de imprensa de Preta Gil, o funeral da artista, que morreu aos 50 anos na luta contra um câncer no intestino, vai acontecer no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e será aberto para o público.
No entanto, a data oficial da cerimônia ainda não foi divulgada, visto que a família está lidando com os procedimentos para liberação do corpo da cantora.
Preta Gil estava em Nova York realizando tratamento experimental contra o câncer, que descobriu em 2023. A apresentadora já havia realizado tratamentos com quimioterapia.
Posteriormente, ela tomou a decisão de ir para os Estados Unidos para se submeter à um novo tratamento contra a doença. No último domingo, 20 de julho, ela faleceu.
A equipe do cantor Gilberto Gil, seu pai, divulgou comunicado informando que o velório será aberto, para que fãs, amigos e a família se despeçam e prestem uma última homenagem.

Em relação aos trâmites de transporte, existem algumas exigências para realizar o translado do corpo para o Brasil:
- Apresentação da certidão de óbito
- Laudo de embalsamento
- Passaporte da pessoa falecida
- Embalsamento do corpo
- Declaração da funerária
- Autorização do consulado brasileiro
Preta Gil deixará legado para a cultura e música brasileira. Ela começou a carreira em 2002, e lançou um livro contando suas experiências no mundo da música, e vida pessoal, intitulado como Os primeiros 50 anos.

